- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » NORMAS PARA SUBMISSÃO
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos submetidos à conferência da 8ª Jornada Científica e Tecnológica e 5º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS devem estar de acordo com as "Normas para Publicação" no evento.
O resumo deve ser enviado sem os dados de autoria e será avaliado por especialista da modalidade em que foi submetido, utilizando-se o processo de avaliação cega.
O original poderá então ser aprovado para publicação (ACEITO) ou ser redirecionado para o autor pedindo correções (ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS). Nesse caso, se as correções não forem realizadas, o trabalho será considerado inadequado para publicação (REJEITADO).
Os principais critérios avaliados são:
1. O trabalho apresenta assunto atual e relevante?
2. O trabalho apresenta contribuição para o conhecimento na área contemplada?
3. Os objetivos estão claros e bem definidos?
4. A Introdução (ou a Fundamentação Teórica, se houver) está bem fundamentada e é adequada ao tema proposto?
5. São citadas as referências fundamentais para tratar do tema?
6. O método de pesquisa utilizado está claramente definido?
7. O método de pesquisa é consistente com os objetivos do trabalho?
8. As conclusões ou considerações finais são fundamentadas nos resultados da pesquisa?
9. O texto está redigido de maneira clara e objetiva?
10. O texto está de acordo com a norma culta da língua portuguesa e com as normas de formatação do evento?
Para fazer download do FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO clique aqui. |
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
É permitida a livre reprodução total ou parcial do conteúdo dos trabalhos publicados nesta conferência, desde que citada a fonte e autoria.
NORMAS PARA SUBMISSÃO
INSTRUÇÕES GERAIS
Clique aqui para baixar o manual de submissao.
Os trabalhos a serem submetidos à 7ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS deverão estar dentro das normas propostas abaixo. Para que o manuscrito possa ser submetido, o autor deve cadastrar-se no site http://jornada.ifsuldeminas.edu.br/
Os trabalhos deverão ser concisos e conter entre duas (2) e seis (6) páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
Não deverá(ão) constar o(s) nome(s) dos autor(es) na versão a ser submetida para avaliação, emboradeva ser considerado o espaço necessário para incluir a identificação dos autores após a aprovação da publicação.
Cada autor poderá constar em até dois (2) trabalhos como autor principal; não havendo limite para a coautoria.
FORMATAÇÃO DO TRABALHO
ATENÇÃO: Este ano, diferentemente das demais jornadas, o trabalho deverá ser submetido em formato PDF(Portable Document Format).
Configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte arial, tamanho 12, alinhamento justificado;
Recuo especial na primeira linha de 1,25 cm, espaçamento 1,5 cm entre linhas.
As margens deverão ser, em todas as dimensões, de 2,5 cm, o cabeçalho e o rodapé com padrão Word.
O trabalho deverá ser organizado, respectivamente em:
TÍTULO
RESUMO
INTRODUÇÃO
MATERIAL E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS (conforme a NBR 6023/2002 da ABNT - veja exemplos de referências bibliográficas no modelo de trabalho disponibilizado abaixo).
Em caso de agradecimentos, este item deverá vir após as conclusões.
Clique aqui para ver o modelo de trabalho.
SUBMISSÃO DO TRABALHO
Após realizar o cadastro como "AUTOR", na página de usuário clicar sobre o campo "NOVA SUBMISSÃO" para ter acesso ao PASSO 1 da submissão, onde deverá ser selecionada a MODALIDADE (área do conhecimento) do trabalho que está sendo enviado;
Após verificar se o trabalho está de acordo com as "Diretrizes para Submissão" e concordar com a política de "Direitos Autorais", clicar em "Salvar e continuar"
No PASSO 2 será feita a "TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO", quando o autor deve "Escolher o arquivo" que está enviando para avaliação e clicar em "Transferir" e depois em "Salvar e continuar";
No Passo 3 - INCLUSÃO DE METADADOS - após inserir os dados principais do autor que está realizando a submissão, devem ser incluídos também os nomes dos demais autores e/ou coautores, utilizando o campo "INCLUIR AUTOR". Incluir também o título do trabalho.
DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
A comissão organizadora divulgará na página inicial da 7ª Jornada Científica as datas, horários, local e a forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster).
A apresentação do trabalho de forma oral é OBRIGATÓRIA para bolsistas de graduação do IFSULDEMINAS de projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq nos editais anteriores ao ano de 2015. Os demais serão apresentados em forma de pôster.
Apresentação oral
Os bolsistas de graduação financiados pelas agências de fomento CNPq e FAPEMIG deverão obrigatoriamente apresentar na forma oral. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 a 15 minutos, havendo 5 minutos adicionais para arguições, não ultrapassando um tempo total de 20 minutos.
Esses limites deverão ser rigorosamente seguidos pelos apresentadores e pela banca avaliadora para que o cronograma de horários do evento não seja alterado.
Apresentação em pôster
Os painéis/pôster deverão ter dimensões de 90 cm X 120 cm altura, e conter título e autores com devida afiliação, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.
Agradecimentos relacionados a instituições de fomento deverão ser obrigatoriamente mencionados.
Clique aqui para ver modelo de pôster.