Tamanho da fonte:
CONTRIBUIÇÕES DOS CENTROS DE INTERESSE E DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO CONTEXTO DO PIBID
Última alteração: 2017-09-04
Resumo
O presente relato de experiência tem por objetivo demonstrar as contribuições dos centros de interesse e do uso de textos de divulgação científica para o desenvolvimento das capacidades de leitura e produção textual dos alunos do Ensino Fundamental. A experiência deu-se em uma sequência didática desenvolvida no contexto do PIBID com alunos do nono ano de uma escola pública estadual do município de Ouro Fino, Minas Gerais, sobre o tema “Astronomia”. A partir das produções textuais desenvolvidas pelos alunos e dos registros dos bolsistas do PIBID em seus diários reflexivos, evidencia-se como tal sequência didática propiciou um melhor rendimento dos alunos nas aulas, bem como demonstrou as potencialidades de se trabalhar com textos de divulgação científica. Palavras-chave: Alfabetização científica; Divulgação científica; leitura e escrita; Ensino Fundamental
Texto completo:
PDF