Última alteração: 2020-11-05
Resumo
Este trabalho versa sobre a construção e o desenvolvimento de uma oficina virtual, no entanto, trata-se de um relato de experiência. Tratamos neste texto das construções de aprendizagens de uma acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM e as ligações constituídas com o Grupo de Pesquisa em Geografia, Ensino de Geografia, Estudos Multidisciplinares e Educação do Campo - Geo Integra- UFSM. A oficina de que tratamos foi construída para o evento: Jornada Virtual de Formação Continuada: Movimentos em Tempos de Pandemia (que ocorre entre os meses de junho a dezembro do corrente ano 2020). O minicurso intitulado “Processos de aprendizagem e o uso da ludicidade: aspectos teórico-práticos” propôs um diálogo sobre a ludicidade, suas perspectivas teóricas e a troca de experiências de ensino sobre aprendizagens prazerosas. O intuito dessa oficina foi proporcionar um momento de interação para pensar sobre concepções benéficas nas propostas educacionais.
Palavras-chave: Formação inicial e continuada; Participação em grupos de pesquisa; Jornada Virtual; Ludicidade; Ensino-aprendizagem.