Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 6ª Jornada Científica e Tecnológica 3º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA ANTROPICA NO MEIO AMBIENTE COMO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA À ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA PEGADA ECOLÓGICA
Natália Goulart Torlai Magalhães, Miller Melo Sanches, Lucas da Conceição dos Santos, Marilia Daniela de Oliveira, Jacqueline Castelo Branco, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Jaqueline Carlos Funayama

Última alteração: 2014-10-07

Resumo


A educação ambiental é uma ação que visa a tomada de consciência da realidade global de cada pessoa, bem como os tipos de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza. O trabalho teve como objetivo a avaliação da interferência antrópica no meio ambiente como medida socioeducativa. Durante os meses de abril e maio, realizou-se encontros em uma escola pública da cidade de Muzambinho- MG. Nesses encontros, os alunos assistiram a aulas expositivas, com dinâmicas relacionadas à relação do indivíduo com o ambiente e a exploração de recursos naturais. O documentário “A História das coisas” foi utilizado como base para discussões. Após a discussão os alunos foram avaliados através da pegada ecológica. Os resultados foram apresentados de forma com que os alunos pudessem compreender quantos hectares seriam necessários para manter seus padrões de vida. Portanto, pode-se afirmar que, através do auto avaliação do estilo vida e de discussões, com o auxílio do professor, pode-se ajudar a mudar a maneira de pensar dos alunos em relação ao tema. Sabendo-se que os alunos são possíveis agentes multiplicadores em suas famílias, o papel da escola nessa mudança, pode ser ainda maior, demonstrando a necessidade da abordagem desse tema.


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