Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Atender às normas de publicação do evento.

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

É permitida a livre reprodução total ou parcial do conteúdo dos trabalhos publicados nesta conferência, desde que citada a fonte e autoria.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

INSTRUÇÕES GERAIS


Clique aqui para baixar o manual de submissao.


Os trabalhos a serem submetidos à 7ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS deverão estar dentro das normas propostas abaixo. Para que o manuscrito possa ser submetido, o autor deve cadastrar-se no site http://jornada.ifsuldeminas.edu.br/

Os trabalhos deverão ser concisos e conter entre duas (2) e seis (6) páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.

Não deverá(ão) constar o(s) nome(s) dos autor(es) na versão a ser submetida para avaliação, emboradeva ser considerado o espaço necessário para incluir a identificação dos autores após a aprovação da publicação.

Cada autor poderá constar em até dois (2) trabalhos como autor principal; não havendo limite para a coautoria.

 

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

ATENÇÃO: Este ano, diferentemente das demais jornadas, o trabalho deverá ser submetido em formato PDF(Portable Document Format).

Configuração de papel A4 (210 x 297 mm), fonte arial, tamanho 12, alinhamento justificado;

Recuo especial na primeira linha de 1,25 cm, espaçamento 1,5 cm entre linhas.

As margens deverão ser, em todas as dimensões, de 2,5 cm, o cabeçalho e o rodapé com padrão Word.

O trabalho deverá ser organizado, respectivamente em:

TÍTULO

RESUMO

INTRODUÇÃO

MATERIAL E MÉTODOS

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS  (conforme a NBR 6023/2002 da ABNT - veja exemplos de referências bibliográficas no modelo de trabalho disponibilizado abaixo).

Em caso de agradecimentos, este item deverá vir após as conclusões.

Clique aqui para ver o modelo de trabalho.

 

SUBMISSÃO DO TRABALHO

 

Após realizar o cadastro como "AUTOR", na página de usuário clicar sobre o campo "NOVA SUBMISSÃO" para ter acesso ao PASSO 1 da submissão, onde deverá ser selecionada a MODALIDADE (área do conhecimento) do trabalho que está sendo enviado;

Após verificar se o trabalho está de acordo com as "Diretrizes para Submissão" e concordar com a política de "Direitos Autorais", clicar em "Salvar e continuar"

No PASSO 2 será feita a "TRANSFERÊNCIA DO MANUSCRITO", quando o autor deve "Escolher o arquivo" que está enviando para avaliação e clicar em "Transferir" e depois em "Salvar e continuar";

No Passo 3 - INCLUSÃO DE METADADOS - após inserir os dados principais do autor que está realizando a submissão, devem ser incluídos também os nomes dos demais autores e/ou coautores, utilizando o campo "INCLUIR AUTOR". Incluir também o título do trabalho.

 

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

A comissão organizadora divulgará na página inicial da 7ª Jornada Científica as datas, horários, local e a forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster).

 

A apresentação do trabalho de forma oral é OBRIGATÓRIA para bolsistas de graduação do IFSULDEMINAS de projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq nos editais anteriores ao ano de 2015. Os demais serão apresentados em forma de pôster.

 

Apresentação oral

Os bolsistas de graduação financiados pelas agências de fomento CNPq e FAPEMIG deverão obrigatoriamente apresentar na forma oral. O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 a 15 minutos, havendo 5 minutos adicionais para arguições, não ultrapassando um tempo total de 20 minutos.

Esses limites deverão ser rigorosamente seguidos pelos apresentadores e pela banca avaliadora para que o cronograma de horários do evento não seja alterado.

 

Apresentação em pôster

Os painéis/pôster deverão ter dimensões de 90 cm X 120 cm altura, e conter título e autores com devida afiliação, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.

Agradecimentos relacionados a instituições de fomento deverão ser obrigatoriamente mencionados.

Clique aqui para ver modelo de pôster.