Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9ª Jornada Científica e Tecnológica e 6º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Uniformidade de maturação do cafeeiro submetido a diferentes lâminas de irrigação
José Geraldo Cardoso Moreira, Dayane Souza Texeira, Arionaldo Sá Junior, Gabriela Maciel Terra

Última alteração: 2017-09-26

Resumo


José Geraldo C. Moreira; Gabriela M. Terra; Dayane Souza3; Arionaldo S. Junior4

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. Muzambinho/MG. e-mail: josegeraldomoreira25@gmail.com ; 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. Muzambinho/MG. e-mail: gabisiterra@hotmail.com. 3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. Muzambinho/MG. e-mail: ...........  4 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. Muzambinho/MG. e-mail: arionaldo.sa@muz.ifsuldeminas.edu.br

Introdução

A planta do café pertecente  a família das rubiáceas, gênero coffea  engloba diversas espécies , pode atingir até  quinze metros de altura, o fruto é drupa ovóide, ou seja, é fruto simples de formato ovalar , derivado de um único ovário de flor, quando imatura apresenta cor verde e na maturação completa dependendo da variedade pode apresentar a cor vermelha ou amarela.

Para o cafeicultor, a pratica da irrigação e um manejo adequado além de incrementar a produtividade podem proporcionar a obtenção de um produto diferenciado, de melhor qualidade e com perspectiva de bons preços no mercado, como também se pode economizar água e energia.(Busato et. Al.,)

Objetivo

Aaliar a uniformidade de maturação do cafeeiro submetido a diferentes laminas de irrigação, sendo elas 0%, 50%, 75%, 100%, 125%.

Materiais e Métodos

O experimento foi realizado no Instituto  Federal do Sul de Minas-campus Muzambinho. A inslação foi realizada em julho de 2013, na área experimental do setor da cafeicultura do campus. Foram plantadas 360 mudas da cultivar Catuaí vermelho IAC/144 em espaçamento 3x1 metros. As plantas foram irrigadas três por semana por um sistema de localizada, com gotejadores autocompensantes, com uma descarga de 1,3L.h-1.

Os tratamentos consistiram na aplicação de cinco laminas de irrigação: Lâmina 0% e lâminas de 50, 75, 100, 125% da necessidade aaplicação.

Resultados e Discursão

As medidas da maturação encontradas nas lâminas de rrigação são apresentadas na figua 1.

O tratamento T3 onde a lãmina aplicada foi de 75% da necessidade  obteve-se a melhor percentagem média de para o fruto cereja. O tratamento testemunha onde não ouve lâmina a média para fruto cereja foi encontrado a menor percentagem média.

Quanto ao numero de grãos verdes o t4 e a testemunha otiveram percentagens de mais elevadas de quando comparadas aos demais. O numero de verde cana foi superior nos T1 e T2, e testemunha. No caso dos grãos secos , obteve-se uma percentagem média entre os T2 e a Testemunha maior em relação aos demais.

Diversos trabalhos com coffea arábica já constataram a relação  de um estresse hídrico para uniformizar floradas e maturação(Rena & Maestri, 2000; Guerra et al.,2011; Bonfim Neto,2007). Seguindo o principio exposto por esses trabalhos lâmina de 75% com a maior média percentual de frutos cerejas +verdes obtiveram os frutos  em um estado de maturação maior e mais uniforme devido ao estresse promovido pela não aplicação da lâmina total necessária ao cultivo.

 

 

Conclusões

Diante dos resultados acima apresentados podemos concluir que o T3 com lâmina de irrigação de 75% obtiveram as melhores medidas para os grãos cereja +verde caracterizando a maior uniformidade fenológica do ensaio.


Texto completo: PDF