Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

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EDUCAÇÃO REMOTA: entre desafios pedagógicos e desigualdades sociais.
Isabella Júlia Santana da Silva, Diogo Pedro da Silva Fernandes, Mitz Helena de Souza Santos, Robson Guedes da Silva, Thiago Santos Antunes

Última alteração: 2020-10-13

Resumo


Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o isolamento social passou a ser a condição de sobrevivência para a população o que levou à suspensão das atividades educacionais em seus mais diversos níveis na modalidade presencial e fomentou  massivamente a implementação de atividades remotas. Este estudo tem com o objetivo de situar o debate do currículo no ensino remoto considerando a acentuação da precariedade docente e discente neste contexto, para isso  a pesquisa articulou-se a partir de uma abordagem qualitativa sendo uma revisão bibliográfica de artigos científicos, usando a plataforma Google Acadêmico como fonte de pesquisa. Deste modo os dados apontaram questões como a ausência de formação em tecnologias digitais para os docentes, a sofisticação do racismo através do ensino remoto pela exclusão digital, a ausência de uma proposta pedagógica sistematizada e que leve em consideração a realidade do estudante, a acentuação da precariedade docente.o ensino remoto reverbera para discentes e docentes em todas as modalidades da educação e como tencionar o currículo nesta realidade é ainda mais urgente.



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