Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

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GESTÃO ESCOLAR, UMA FORMA DE CONCEBER UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Rosimara Gomes da Silva, Bruno Amarante Couto Rezende

Última alteração: 2020-10-09

Resumo


Muito se fala da baixa qualidade da educação brasileira, partindo do pressuposto que para o processo de construção de uma educação de qualidade para todos, o papel da gestão seja decisivo no processo de eficácia escolar. O compromisso com as transformações deve ser de todos, no entanto, é o gestor escolar o responsável por direcionar as ações para a construção de escolas e salas de aulas que tem o poder de abrir a janela de oportunidades que se abre através da educação. O objetivo deste artigo é apresentar pressupostos que revelam que o desempenho do gestor, sendo o diretor a principal liderança dentro de uma escola, faz diferença nos resultados quantitativos e qualitativos da aprendizagem. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica, baseando-se em Abrucio (2010), Canário (2006) e Paro (2010). A análise demonstrou que a gestão pode construir uma escola que avance rumo à qualidade do ensino e promover aprendizagens comprometidas com a transformação para todos os alunos.



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