Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

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DA ADMINISTRAÇÃO EM GERAL À GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: reflexões e apontamentos
Luís Paulo Lombardi Villela Graciano

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


A reflexão crítica dos pressupostos básicos da atividade administrativa em geral conclui que ela é uma especificidade que ultrapassa suas determinações no sistema capitalista. Assim, observa-se que instituições como a escola possuem especificidades próprias na sua administração, não sendo possível uma transposição eficaz dos objetivos, fins e modelos da empresa capitalista para a administração escolar. A partir dessas considerações esse artigo objetivou refletir os conceitos da atividade administrativa vinculada a transformação social nos fundamentos e estudos sobre a gestão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Procurou-se observar em estudos sobre gestão democrática nos IFs as possibilidades concretas de sua efetivação, refletindo assim sobre os caminhos ainda necessários e as práticas que devem ser compartilhadas entre a Rede em vista de uma administração escolar vinculada a transformação social e aos interesses da classe trabalhadora, deste modo, o passo seguinte foi analisar possíveis aproximações desses conceitos com os fundamentos e possibilidades da formação integrada nos IFs. Nessa perspectiva, levando em consideração a mudança de conjuntura atual concluiu-se sobre a necessidade de uma maior participação dos servidores nas decisões administrativa dos IFs de maneira geral e uma maior consciência do projeto emancipatório dessas instituições.


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