Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA INTENÇÃO DE COMPRA DE FAROFAS MISTAS FUNCIONAIS
André Fernando Barcelos, Laisa do Divino Flauzino, Isabelle Cristina Aparecida Silva Simoni, Brígida Monteiro Vilas Boas, Aline Manke Nachtigall

Última alteração: 2020-09-29

Resumo


Desenvolver um produto alimentício que tenha um custo acessível à população e que possua uma excelente qualidade nutricional e características funcionais é um desafio. Portanto, objetivou-se elaborar farofas mistas temperadas à base de farinhas de mandioca (FM), de batata doce (FBD) e de proteína texturizada de soja (FPTS) e determinar a intenção de compra das mesmas. Foram elaboradas nove formulações de farofas, seguindo o delineamento centroide simplex (3 misturas puras, 3 misturas binárias e 1 ternária). As farofas foram processadas em uma agroindústria de Pouso Alegre/MG e a determinação da intenção de compra ocorreu no IFSULDEMINAS Campus Machado, com 101 consumidores e fazendo uso de uma escala de atitude de 5 pontos. O modelo quadrático foi o que melhor explicou a variação na intenção de compra das farofas (R2 = 98%). A presença da farinha de mandioca teve um efeito positivo sobre o parâmetro e as demais apresentaram efeito antagônico. No entanto, foi possível elaborar farofas funcionais com boa intenção de compra pela mistura binária e ternárias das farinhas de batata doce e proteína texturizada de soja com a farinha de mandioca.


Texto completo: PDF