Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O QUE SABEMOS SOBRE? O conhecimento prévio como aliado no processo de ensino-aprendizagem
Layne Vitória Ferreira, Rodrigo Janoni Carvalho

Última alteração: 2020-09-09

Resumo


Os avanços tecnológicos e a heterogeneidade do perfil de alunos têm exigido mudanças no processo de ensino-aprendizagem. O modelo tradicional de ensino, no qual o professor é a figura central e o aluno mero ouvinte, tem perdido espaço para as metodologias ativas de aprendizagem. Essas metodologias propõem que o professor deve atuar como facilitador no processo educacional, a fim de nortear os alunos para que atuem em busca do próprio aprendizado. Nesse sentido, o presente relato apresenta a aplicação prática da estratégia de ensino “O que sabemos sobre?”. A técnica foi aplicada no primeiro semestre de 2019, na disciplina de Teoria da Contabilidade numa Universidade Federal em Minas Gerais. Os resultados revelaram que a técnica pode facilmente ser aplicada em sala de aula, tendo em vista que não são necessários recursos e infraestrutura específica. Dentre as contribuições, a referida metodologia favorece o relacionamento interpessoal dos alunos, o trabalho em equipe, a cooperação, a interdisciplinaridade, a comunicação, o senso de responsabilidade e comprometimento, a gestão do tempo, dentre outros aspectos.


Texto completo: PDF