Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Escola como reprodutora de desigualdades sociais e o papel da Gestão Escolar para transformar essa realidade
Daniele Ana Aparecido

Última alteração: 2021-10-01

Resumo


O sistema de ensino implementado nas escolas reproduz as desigualdades sociais que estão presentes na sociedade, a escola é reprodutora de uma cultura dominante, logo, esse estudo propõe-se analisar a importância do papel da gestão escolar para que a escola não atue como reprodutora de desigualdades sociais, neste sentido, busca-se compreender a razão pelo qual a escola reproduz desigualdades, e que por intermédio da gestão escolar é possível que a escola se transforme em um espaço mais democrático, onde todos se sintam incluídos. Para isso, realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma que permite a reprodução de uma cultura dominante, e colocando em questão o papel da gestão escolar que em sua atuação pode contribuir para reprodução da desigualdade ou trabalhar para que a escola seja um espaço democrático e igualitário. Os resultados da pesquisa apontam que através de uma gestão democrática, que descentraliza as relações de poder dentro do ambiente escolar e busca a participação social, é possível transformar a escola em um espaço de representatividade, justo e igualitário

Texto completo: PDF