Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

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ENSINO REMOTO E DOCÊNCIA: estudo exploratório numa escola indígena no município de Alto Alegre – RR.
Eullir Silva da Silva Bento

Última alteração: 2021-09-17

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo geral evidenciar que dificuldades professores indígenas têm enfrentado para atuar no ensino remoto em uma escola indígena situada na zona rural do município de Alto Alegre – RR. A metodologia empregada nesta pesquisa contou com a revisão bibliográfica, pesquisa exploratória do tipo qualitativa e aplicação de um questionário online (Google Forms) com questões objetivas para serem respondidas pelos professores indígena, no total 10 docentes da escola participaram da coleta de dados. Assim os principais desafios encontrados pelos professores, versaram sobre: a falta acompanhamento dos pais e responsáveis das atividades assíncronas dos alunos; os docentes indígenas se sentem despreparados atuar nesse período de ensino remoto; adaptar-se este novo formato de ensino; dificuldades em manusear determinadas tecnologias digitais no ensino remoto; na elaboração de material didático; e atividades assíncronas não realizadas pelos alunos.

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