Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 10º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS

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PRODUTO EDUCACIONAL: Uma análise a partir das concepções de Kaplún
Eneida Sales Noronha, Ana Regina Vasconcellos Mousessian, Cristiane Tolentino Fujimoto, Rafael de Freitas Cândido

Última alteração: 2021-09-17

Resumo


Os mestrados profissionais surgiram no Brasil a partir da década de 1990, com a publicação da Portaria CAPES nº 47 de 17 de outubro de 1995 e da Portaria CAPES nº 80, de 16 de dezembro de 1998, que reconhece e regulamenta os mestrados. Neste contexto, ao analisar os regulamentos de alguns mestrados profissionais aplicados a área de ensino, é possível verificar a menção a elaboração de produto educacional como requisito para obtenção do título de mestre. Desta forma o presente artigo, se propõe a apresentar os resultados das análises de quatro produtos educacionais pesquisados a partir da Plataforma EduCAPES: “Guia de Educação em Saúde Mental”; “Trilhas para a formação humana integral”; “Aplicativo LePraMim”; “Portal IntegraTDIC - IFS Webfólio”, com base nos conceitos apresentados por Kaplún (2003) e pela classificação por categorias conforme documentos da CAPES. Reforçar ainda a importância da pesquisa para a elaboração de um produto educacional, que atenda com efetividade seu objetivo de proporcionar o ensino e a aprendizagem.

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