Última alteração: 2021-10-01
Resumo
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n.º 5.707/2006, estabeleceu diretrizes para a capacitação e formação dos servidores públicos federais através do desenvolvimento de competências individuais com objetivos de promover a eficiência, eficácia e qualidade, com finalidade de atender aos objetivos institucionais. Essa concepção de formação cria um conflito de interesses dentro de uma instituição de ensino que tem como objetivos educacionais para seus cursos a formação humana e integral, que se baseiam no conceito do trabalho como princípio educativo. Diante deste contexto, o objetivo que orienta este relato de pesquisa em andamento será compreender a política de formação técnica e acadêmica dos Técnicos Administrativos em Educação num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado no interior do Estado de São Paulo, considerando a PNDP e as finalidades educacionais da Instituição. Para responder ao objetivo, será realizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semi estruturada, com seis servidores pertencentes a categoria dos Técnicos Administrativos e Educação.