Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA HISPANOFALANTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Perla Ferreira Santana, Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitao, Elizângela Cristiane Silva, Salete de Cássia Pereira de Carvalho, Nicole Gaspar Diniz

Última alteração: 2020-10-22

Resumo


Para aprender um novo idioma é necessário mais que decodificar a língua é preciso compreender contextos culturais, com o ensino a distância aumenta o desafio pela falta de interação interpessoal. A Universidade da Cundinamarca (UDEC) disponibiliza aulas de língua portuguesa ministrada por intercambistas brasileiros, porém por conta da pandemia do COVID-19 o ensino passou a ser de modo remoto. O objetivo da pesquisa foi verificar as dificuldades e possibilidades do ensino remoto de Língua Portuguesa para hispanofalantes ministradas por intercambistas brasileiras. A coleta de dados foi realizada através de um questionário online com perguntas abertas e fechadas, via “Google Formulários” com intuito de analisar como foi a experiência das aulas de português de modo remoto. Assim, pode-se concluir que apesar de alguns fatores limitantes os estudantes gostariam de seguir estudando, seja de modo presencial ou virtual.

Texto completo: PDF