Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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A CURRICULARIZAÇÃO DO GÊNERO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFSULDEMINAS CAMPUS POUSO ALEGRE
Lucas Henrique Xavier da Costa Firmino, Claudia Catarino Pereira

Última alteração: 2020-10-20

Resumo


RESUMO: Este trabalho objetiva uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática e química, do IFSULDEMINAS (Campus Pouso Alegre), a fim de averiguar como as questões de gênero são (ou não) curricularizadas nas ações pedagógicas, ou seja, no saber-fazer, no âmbito da formação de futuros professores. Foram analisados 5 projetos pedagógicos a partir de 8 descritores de busca. Foram encontrados 28 itens, analisados e agrupados em 5 categorias. Identificamos que a instituição não nega a temática de gênero e diversidade, porém não há coerência entre as propostas apresentadas no projeto pedagógico, bem como o perfil do egresso, e as disciplinas ofertadas. Identificamos que não há uma curricularização do conteúdo gênero.


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