Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
REALIDADE VIRTUAL: Análise de Possíveis Aplicações para Fins Educacionais
Natanael Fabrício Dacioli Batista, Paulo César dos Santos

Última alteração: 2020-10-15

Resumo


Na educação, ainda existem desafios que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem. Porém, há estratégias que ajudam a melhorar este processo, como: Recursos Educacionais Abertos e Objetos de Aprendizagem que são disponibilizados na internet de forma livre para serem aplicados em sala de aula. Porém, mesmo com essas estratégias, ainda há dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, precisando de novas estratégias para auxiliar no ensino, utilizando também das recentes tecnologias que surgem na sociedade. A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia recente que vem crescendo em várias áreas da sociedade, como também em ambiente vividos pelos estudantes, como em jogos com RV. Mesmo que recente o uso de RV na educação, ela vem demonstrando um grande potencial no benefício do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é identificar Objetos de Aprendizagem ou ferramentas que utilizam Realidade Virtual voltada para fins educacionais. Foram identificadas e avaliadas 11 tecnologias de Realidade Virtual para a educação.

Texto completo: PDF