Última alteração: 2020-10-13
Resumo
O resultado das ações humanas atuais, são resultado de uma forma de ensino estático e problemático, lotado de falhas e incapaz de instigar no aluno o pensamento crítico e a autonomia cientifica necessários a compreensão das ciências naturais. No ensino-aprendizado da paleontologia o cenário não é diferente, o tema é tratado de maneira tão pobre e pouco explorada, que reduz um tema tão abrangente a uma aula totalmente teórica e pouco explorada. Este projeto buscava apresentar ferramentas didáticas eficientes no estudo da Paleontologia, sendo realizado no 7° ano do ensino fundamental II. Utilizou-se aula expositiva como introdução ao tema, seguido de um vídeo sobre a formação de fósseis, como forma de ilustrar foi realizado o jogo “Corrida paleontológica” e uma oficina de confecção de fósseis. Os resultados mostraram-se bem positivos, sendo principalmente no módulo prático, os alunos bem interativos e participativos, com um bom desempenho em equipe, mostrando a transversalidade de uma ferramenta didática. Conclui-se que usar diferentes metodologias de ensino, são fundamentais para uma boa aprendizagem, mostrando-se extremamente eficientes.
Palavras-chave: Aprendizado; Equipe; Cooperação; Curiosidade.