Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS ATIVAS: Utilização de Objetos de Aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
Daniele Donizete de Lima, Paulo César dos Santos

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


A área educacional vêm sofrendo mudanças profundas, exigindo formas educacionais que promovam certas competências. Geralmente é concentrada grande ênfase aos alunos memorizarem o que lhes é passado mas pouca preocupação com o desenvolvimento de habilidades para reflexão crítica dos conhecimentos que se aprende. Metodologias ativas podem ser utilizadas para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa possuiu como objetivo, analisar a aplicação de uma  metodologia ativa para alunos cursando a disciplina de Cálculo 1.  O experimento foi realizado utilizando quatro jogos diferentes, juntamente com o processo de rotação de bancadas. Percebeu-se que a intervenção foi positiva para a compreensão dos conteúdos abordados.



Texto completo: PDF