Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Antônia Paloma de Jesus Araújo, Francisca Beatriz Oliveira de Souza, Cícero Bruno Batista da Silva, George Nunes Limeira, Veronica Nogueira do Nascimento, Janete de Souza Bezerra

Última alteração: 2020-10-13

Resumo


Com este estudo buscou-se identificar a percepção de alunos em torno da inserção de novas tecnologias nas aulas de Biologia de uma escola pública estadual do município de Salitre-CE. A pesquisa consiste num estudo de cunho quantitativo. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório acerca da utilização das novas tecnologias no ensino de Biologia e foi realizada pesquisa de campo. A seleção da amostra foi do tipo não probabilística por conveniência. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas prévias com questionários semiestruturados tanto para docentes quanto para discentes matriculados no 3º ano do ensino médio do município de Salitre, CE. A maioria dos estudantes entrevistados apontam que às vezes utilizam recursos tecnológicos para estudar Biologia e que as tecnologias contribuem significativamente na aprendizagem da disciplina. Os dados obtidos evidenciaram que o uso das novas tecnológicas no ensino de Biologia é de suma importância para que se possa adquirir melhores resultados na educação. No entanto, para que se obtenha os resultados desejados é necessário que haja um planejamento mais estruturado.

Texto completo: PDF