Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: diagnóstico da meta 6 do PNE (2014-2020)
Gabrieli Silva Ney de Paula, Gabriel Aparecido Rotta de Toledo, Marcus Vinícius Breguez Pereira Gonçalves, Cláudia Catarino Pereira

Última alteração: 2020-11-23

Resumo


Na perspectiva atual do neoliberalismo, onde o Estado faz poucas interferências referentes a economia e ao mesmo tempo investe em políticas sociais para suprir a lacuna da pirâmide patrimonial, com projetos na Educação, Saúde, Segurança Pública, etc. No que se refere a esfera educacional, o PNE (Plano Nacional da Educação) do decênio 2014-2024, projeta vinte metas a serem alcançadas nesse período, objetivando o estabelecimento de parâmetros em busca de uma gestão democrática da educação firmada em critérios técnicos. Este trabalho, portanto, pretende a realização de uma análise e diagnóstico da sexta meta do PNE (2014-2024) que trata da oferta da educação integral pública para 50% das escolas públicas do país e atendimento à pelo menos 25% das matrículas da educação básica. Para isso utilizamos o método de análise de políticas públicas de Boschetti (2009), mais especificamente o indicador da abrangência da meta. Após o levantamento e análise dos dados referente às escolas de tempo integral e número de alunos nelas matriculados, observamos que a abrangência da meta é restrita e variante com o passar dos anos, o que pode sinalizar que as políticas públicas ainda são afetadas pelas mudanças de governo que interferem nos direcionamentos da meta impedindo o seu alcance.


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