Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA ENSINO EXTENSÃO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENFERMAGEM : relato de experiência
Munyra Rocha Silva Assunção, Roberta Seron Sanches, Silvana Maria Coelho Leite Fava

Última alteração: 2020-10-20

Resumo


A tríade ensino-pesquisa-extensão constitui eixo fundamental da Universidade brasileira, devendo estar em articulação. Objetivou-se partilhar experiência sobre a contribuição da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação stricto sensu em enfermagem. O princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, visa a articulação dessa tridimensionalidade e busca relacionar a teoria e prática. Trata-se de um relato de experiência como mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, integrante do projeto de extensão DIPER e do grupo de pesquisa “O processo saúde doença na perspectiva sociocultural”. A participação no projeto de extensão e no grupo de pesquisa tem me despertado um novo olhar sobre a cronicidade, pensamento crítico e direcionado para a construção intelectual, e a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas e desenvolver ações mais coerentes ao contexto de vida das pessoas. Assim, a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão constitui o pilar para o fortalecimento dos programas de pós-graduação, oferecendo benefícios ímpares a todos os envolvidos.

Palavras-chave:Extensão Universitária; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Educação de Pós-Graduação.


Texto completo: PDF