Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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PIBID: Relatos de experiência pedagógica no curso de Licenciatura em Computação
Josiani Aparecida Torres Soares Teixeira

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


RESUMO

Neste relato trago algumas das experiências vivenciadas como pibidiana no decorrer de minha formação no curso de Licenciatura em computação. O PIBID é uma das iniciativas de política de formação inicial de docentes, criado pelo Decreto n.º 7.219/2010 e regulamentado pela Portaria 096/2013, visa principalmente, a valorização do magistério. O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão sobre a importância de projetos de iniciação a docência nas licenciaturas. Inicio narrando como foi minha participação no projeto, na sequência apresento o PIBID e as tecnologias usadas neste projeto e por fim trago relatos das experiências e os resultados obtidos com a inserção de novas metodologias no ensino.

Palavras-chave: Iniciação a docência; Práticas pedagógicas; Tecnologia em educação.

 

  1. 1. INTRODUÇÃO

Este trabalho se iniciou através da minha participação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID); projeto que permitiu eu ter um conhecimento melhor de como é a sala de aula na visão de um professor, assim pude fazer uma análise na atuação do licenciado em computação na aplicação da informática nas escolas públicas. Minha participação se deu em dois editais; no primeiro participei alguns meses, e no outro consegui participar desde o início, mas quando conclui os 18 meses, continuei como voluntária. O que para mim foi muito bom, tive experiência de participação em duas escolas, participei em publicações de artigos, e enfim pude vivenciar experiências de duas escolas públicas, dois professores orientadores, observar formas de analisar o modo de ensino de cada um.

Neste texto inicialmente apresento o curso de Licenciatura em Computação ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado, no qual sou graduanda e onde tive a oportunidade de participar do PIBID. Em seguida, apresento o PIBID e sua importância para a minha formação na Licenciatura em Computação.             Por fim, apresento relatos de algumas experiências vivenciadas que me marcaram bastante, pois obtive um bom retorno por  parte dos alunos, que  demonstraram grande interesse em todas as atividades desempenhadas no decorrer de todo o curso.  Minha experiência aconteceu juntamente com a turma do PIBID  do IFSULDEMINAS - Campus Machado da área de computação e também da área de biologia.

  1. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O curso de Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS – Campus Machado foi criado no ano de 2009 e objetiva propiciar uma formação sólida e abrangente de educadores, com base nas áreas de computação e técnicas em informática, enfatizando aspectos científicos, técnicos, pedagógicos e sociais. Visa à geração de inovações no processo da formação de educadores para a educação básica, preparando-os para o exercício do magistério suportado por tecnologias de informática e fundamentos de computação (PPC, 2017).

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas (CAPES, 2020).

A busca por metodologias inovadoras têm sido um grande desafio, já que elas devem compreender a formação completa do aluno (GEMIGNANI, 2012). Como aluna iniciante na formação pedagógica, estive em constante busca junto a meus colegas pibidianos[1] para inovações dentro da sala de aula.

O desafio é maior quando se trata das mudanças no planejamento curricular, causadas com a implementação das metodologias ativas/inovadoras; porém é de suma importância enfrentar esses desafios ao analisar que o processo de aprender presume um processo reconstrutivo (DEMO,2004).

Esse novo momento histórico que estamos vivenciando, com muitas informações a todo momento facilita a criação de novos conhecimentos (SIMÕES, 2009); a tecnologia é a principal responsável por essa época, visto o estreitamento nas relações entre as pessoas e consequentemente a transmissão de saberes e por essa razão quando se fala de metodologias ativas o uso da tecnologia na educação é indispensável.

Hoje em dia há inúmeras ferramentas tecnológicas que podem ser usadas na educação e elas podem agregar dentro de uma sala de aula ou não e por isso saber escolher algo que acrescente na vida dos alunos é fundamental (SANTOS; et all. 2009).

Baseado no exposto é que objetivou-se o uso das ferramentas Wooclap e Kahoot na sala de aula, softwares educativos, unindo assim, a tecnologia com a educação, dando assim oportunidade de trabalharmos diversos temas cotidianos para os alunos, como Lixo Eletronico; Estudo de solos e erosões; estudo de plantas com o aplicativo Pant Net; entre outros.

 

  1. 3. MATERIAIS E MÉTODOS

Os softwares educativos foram aplicados em uma escola estadual na cidade de Machado/MG, especificamente nas aulas de biologia com temas referentes a disciplina e para o êxito da atividade foram necessários o uso de computadores ou smartphones conectados à internet.

O WooClap[2], uma ferramenta que permite tanto o professor quanto os alunos fazerem perguntas ou respondê-las foi  a primeira ferramenta a ser utilizada com os alunos do 8º do ensino fundamental. Os alunos levantaram suas dúvidas em manuscrito  sobre as doenças sexualmente transmissíveis, tema discutido anteriormente em uma palestra, e essas eram projetadas no computador da equipe que as esclareciam.

A segunda ferramenta: kahoot[3], é um site online bastante colorido e lúdico e permite limitar o tempo de resposta. Foi aplicado com os alunos do 6º ano, permitiu que eles respondessem perguntas com tempo delimitado e ranking de acertos. O tema trabalhado foi com relação a poluição, suas causas e consequências; a turma foi dividida em grupos e eles tinham 90 segundos para responder as perguntas.

A terceira ferramenta utilizada, Plant Net[4] é uma aplicação de coleta, anotação e pesquisa de imagens para auxiliar a identificar plantas. Foi desenvolvida por um consórcio que envolve cientistas do CIRAD, INRA, INRIA, IRD e da rede Tela Botanica, num projeto financiado por Agropolis Fondation.

 

  1. 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Houve uma grande interação entre os alunos participantes das aulas que também demonstraram curiosidades sobre os temas discutidos (doenças sexualmente transmissíveis e poluição), expondo suas dúvidas e seus conhecimentos prévios. O uso dos aplicativos ‘wooClap’, ‘kahoot’, ‘Plant Net’ ampliou o interesse dos alunos para a aprendizagem que ficou mais dinâmica e divertida.

Essa atividade propiciou também que os adolescentes que não têm contato com o computador em casa utilizem e descubram os benefícios da ferramenta. Sendo assim, fica clara a importância da utilização de ferramentas tecnológicas na sala de aula, em especial, aplicativos educativos que facilitam a assimilação do conteúdo, visto que a tecnologia está presente no cotidiano da maioria dos alunos e associá-la a educação é uma maneira bastante inteligente de promover uma renovação na educação.

 

  1. 5. CONCLUSÃO

Tendo em vista todas as metodologias que foram utilizadas ao decorrer da experiência pedagógica com alunos das escolas públicas de nossa cidade; conclui-se que as metologias ativas/inovadoras, principalmente as que envolvem tecnologias proporcionam uma grande interação entre os alunos e maximiza o nível de aprendizagem, já que os conteúdos são passados de forma dinâmica e atraente. As ferramentas Wooclap  , kahoot, Plant Net causaram grande euforia, evidenciando assim, a resposta positiva dos alunos e também a facilidade de aplicação possibilitando o seu uso em qualquer tema e em todas as disciplinas.

Neste processo o PIBID foi de fundamental importância, pois permitiu a troca de saberes entre graduandos de licenciatura e a comunidade da escola pública, oportunidades de vivência e aprendizado entre alunos, professores orientadores e pibidianos.

 

REFERÊNCIAS

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. PIBID. 2008. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>

COUTINHO, Clara Pereira et al., Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0, 2007.

DEMO P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis:Vozes, 2004.

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação [online], Recife, v. 1, n.2, 2012.

SANTOS, Leila Maria Araújo et al., A importância do estudo da teoria da carga cognitiva em uma educação tecnológica, 2007.

PPC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. 2017. Disponível em: < http://mch.ifsuldeminas.edu.br/images/PPC_Lic_Computacao_2017_Final.pdf > Acesso em: setembro de 2020.

SIMÕES, Isabella de Araújo Garcia. A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação, 2009.

 


[1] Termo utilizado para nomear os alunos participantes do PIBID.

[2] WooClap: https://www.wooclap.com/

[3] Kahoot: https://kahoot.com/

[4] Plant Net: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.plantnet&hl=pt_BR


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