Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: Desenvolvimento de protótipos na disciplina de patologia clínica veterinária
Fiama Filomena Sitton do Amaral, Ammanuel Ouba, Murilo Henrique Dias da Silva, Camila de Fátima Gaspar, Íris Fernandes Reginato, Fernanda Chicharo Chacar

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


A aprendizagem baseada em projetos, é um método de ensino que se origina a partir dos questionamentos do aluno, de forma que o professor atue como um facilitador. O presente trabalho relata a experiência do uso da aprendizagem baseada em projetos, realizada na disciplina de Patologia Clínica Veterinária do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. Foi solicitado aos alunos que identificassem algum problema ao longo do curso da disciplina e que, por meio do desenvolvimento de um projeto, sanassem este problema. Desta forma, desenvolveu-se um software que analisa os resultados de hemogramas com contagem plaquetária das várias espécies domésticas, o que possibilitou a visibilização dos laudos de modo mais fácil e sustentável. A metodologia utilizada estimulou aos alunos a buscarem informações, instigou-os a buscar conhecimento e proporcionou o aprendizado de forma ativa. Ao término da disciplina, a metodologia de trabalhar em grupo forneceu habilidades importantes para a atuação do médico veterinário no mercado de trabalho e a confecção de um protótipo contribuiu para o pensamento empreendedor dos mesmos.

Texto completo: PDF