Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo de caso
George Nunes Limeira, Janete de Souza Bezerra, Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Antônia Paloma de Jesus Araújo, Luis Vitor da Silva Abreu

Última alteração: 2020-10-26

Resumo


Resumo: Com o presente estudo, objetivou-se identificar quais os principais desafios que que as PcD encontram durante sua permanência numa Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri - URCA. Para a coleta de dados foi realizado um estudo de caso, por meio de aplicação de questionário com caráter qualitativo, bem como, análise bibliográfica a fim de compreender como a instituição está promovendo acessibilidade, estabelecendo, portanto, um retrato das universidades brasileiras, evidenciando a necessidade da adequação às múltiplas necessidades individuais das pessoas com deficiência. Foi entrevistado um discente com matrícula ativa na instituição de ensino, o mesmo possui deficiência visual. A partir da aplicação do questionário foi identificado que a universidade em estudo não está adequadamente preparada para atender as demandas de PcD e que o estudante participante não se sente devidamente acolhido dentro da instituição. Dessa forma, torna-se necessário um olhar mais amplo para os estudantes com deficiência, promovendo uma maior integração e condições de permanência no ensino superior.


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