Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM: Possibilidades para Aplicação em Recursos Educacionais em AVAs
Natanael Fabrício Dacioli Batista, Paulo César dos Santos

Última alteração: 2020-10-15

Resumo


Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) de Ensino a Distância (EaD) ou até mesmo em sistemas de ensino, os conteúdos e recursos didáticos são os mesmos para todos os usuários. Devido à isso, os participantes enfrentam uma certa resistência à essas abordagens, ocasionando a incompletude, desistência ou abandono de cursos EaD. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem de adaptação de recursos hipermídias por meio da utilização de Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman de 1988 e Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Esta adaptabilidade de acordo com o perfil do usuário pode beneficiá-lo e proporcionar melhor aproveitamento, imersão e dedicação dos usuários, impactando assim na satisfação e completude de cursos EaD dos usuários. Esta pesquisa foi realizada por meio de revisões na literatura e integração de conceitos sobre Estilos de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas que permitem um melhor entendimento do estudo.

Texto completo: PDF