Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DA UMIDADE AMBIENTAL E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA DO HOSPEDEIRO Phaseolus vulgaris NA FISIOLOGIA REPRODUTIVA DE Zabrotes subfasciatus (Boh.).
Valquiria Dias Souza, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, Angel Roberto Barchuk

Última alteração: 2020-10-13

Resumo


Fatores ambientais atuam na reprodução e são fontes de seleção natural sobre indivíduos e populações. A variabilidade genética e a tolerância fisiológica resultam em indivíduos mais adaptados ao meio, permitindo a adoção de estratégias fisiológicas e comportamentais a fim de reverter alguma situação prejudicial. A espécie de besouro Zabrotes subfasciatus é muito estudada devido ao seu viés sócio-econômico, entretanto pouco se sabe sobre as estratégias fisiológicas adotadas para sobreviver sem a ingestão de água na fase adulta. O presente trabalho analisa  as respostas de Z. subfasciatus a diferentes condições de umidade, tanto ambiental, como do hospedeiro. Os resultados indicam que fatores ambientais de umidade e quantidade de água no hospedeiro podem influenciar negativamente ou positivamente sobre uma população ou indivíduo, sendo que o sucesso reprodutivo é um ponto chave na perpetuação da espécie, as estratégias demonstradas aqui indicam que condições mais restritivas de água e variabilidade genética entre os indivíduos permitem que alguns sobressaiam sobre outros.


Texto completo: PDF