Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A INTEGRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO ARTICULADO COM A PRÁTICA
Milene Dias Ferreira Magri, Sheila Cristina Gatti Sobreiro, Daniela Ferreira Cardoso, Hailton Cardoso Alves

Última alteração: 2020-09-25

Resumo


Relato de Experiência que objetivou descrever  estratégia ativa de educação e integração entre turmas de cursos técnicos diferentes na temática dos primeiros socorros frente aos acidentes mais comuns ocorridos na construção civil. O projeto aconteceu com a parceria dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Edificações, em que os estudantes do curso de enfermagem fizeram revisão de literatura, preparam material expositivo, ensaiaram simulações e apresentaram de forma teórica e prática os princípios de técnicas de primeiros socorros nos acidentes mais comuns ocorridos em construção civil aos estudantes do curso Técnico em Edificações. Ao final das apresentações, os estudantes do curso de Edificações também puderam realizar simulação prática de atendimento de primeiros socorros. Conclui-se que o projeto contribuiu com o aprendizado do tema para ambas as turmas, além de favorecer o desenvolvimento da habilidade em educação em saúde aos estudantes do curso de Enfermagem. A oportunidade de integração entre os estudantes proporcionou troca de experiências e favoreceu o processo de aprendizagem de forma dinâmica e integrada.

 


Texto completo: PDF