Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: mapas conceituais e Google Jamboard
Núria ANGELO GONCALVES, Renato Saldanha Bastos

Última alteração: 2020-10-01

Resumo


Com a pandemia da COVID-19, o ensino remoto tornou-se uma realidade de forma brusca para o sistema de ensino, necessitando que os docentes buscassem se reinventar utilizando ferramentas que auxiliem a avaliação da construção do conhecimento, principalmente nas disciplinas práticas, e na interação entre docente e discente. A técnica de mapeamento conceitual e a ferramenta online Google Jamboard podem auxiliar o docente na interação com os alunos e a verificar a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Ao utilizar tais ferramentas na disciplina de Química Geral experimental foi possível observar a percepção dos alunos sobre como os conceitos estão interligados e como a elaboração do mapa conceitual os estimulou a buscar a conexão entre os conceitos.


Texto completo: PDF