Última alteração: 2020-09-24
Resumo
Inovar e variar os métodos de avaliação é um grande desafio lançado aos professores que anseiam, de fato, verificar a efetividade de suas metodologias de ensino. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a elaborar meios alternativos para avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Química, resultando na criação de um jogo de cartas (“Falso ou Verdadeiro”) e um “Bingo”. O jogo de cartas foi aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública de Ensino, observou-se que os alunos tenderam a obter melhores resultados nas avaliações alternativas em relação às tradicionais. O bingo, por sua vez, foi elaborado, mas não aplicado aos alunos devido à Pandemia ocasionada pelo SARS-Cov-2, mas é proposto e futuramente pretende-se aplicar estas atividades sob o formato sugerido em outra Escola, a fim de comparar os dados obtidos, sob o critério de sugerir tais práticas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das Escolas envolvidas e expandir essa possibilidade para outras escolas.