Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVAS NA QUÍMICA GERAL
Carlos Henrique Marquezini Machado, Ana Maria Sá Durazzini, Johnny César dos Santos

Última alteração: 2020-09-24

Resumo


Inovar e variar os métodos de avaliação é um grande desafio lançado aos professores que anseiam, de fato, verificar a efetividade de suas metodologias de ensino. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a elaborar meios alternativos para avaliar o processo de ensino-aprendizagem de Química, resultando na criação de um jogo de cartas (“Falso ou Verdadeiro”) e um “Bingo”.  O jogo de cartas foi aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública de Ensino, observou-se que os alunos tenderam a obter melhores resultados nas avaliações alternativas em relação às tradicionais. O bingo, por sua vez, foi elaborado, mas não aplicado aos alunos devido à Pandemia ocasionada pelo SARS-Cov-2, mas é proposto e futuramente pretende-se aplicar estas atividades sob o formato sugerido em outra Escola, a fim de comparar os dados obtidos, sob o critério de sugerir tais práticas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das Escolas envolvidas e expandir essa possibilidade para outras escolas.


Texto completo: PDF