Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE DASHBOARD PARA AUXILIAR PROFESSORES NA VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM TURMAS DE ENSINO SUPERIOR
Marisa Vieira Santos, Taffarel Brant-Ribeiro

Última alteração: 2020-10-15

Resumo


A orientação acadêmica permite que o professor tenha a oportunidade de acompanhar seus discentes, possibilitando guiar e aconselhar alunos diagnosticados em situações críticas, como dificuldade de aprendizado, notas baixas ou adaptação ao ritmo de estudo acadêmico. Esses cenários podem levar à evasão de estudantes, vindo a causar graves consequências sociais, acadêmicas e econômicas nas instituições de ensino superior. Porém, a análise de cada aluno feita manualmente pelo professor pode se tornar uma tarefa árdua quando uma sala contém muitos alunos, ou o docente trabalhe em muitas turmas. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho propõe um Dashboard para orientação acadêmica, apoiada na análise de dados acadêmicos utilizando Learning Analytics e Visualização de Dados. Objetiva-se auxiliar professores em contato com grandes quantidades de dados acadêmicos, permitindo a análise de seus estudantes e a identificação daqueles em situação crítica, de forma mais organizada e fácil percepção. Por fim, almeja-se contribuir na redução das taxas de evasão encontradas em níveis superiores de ensino.

Texto completo: PDF