Última alteração: 2020-10-05
Resumo
Responsáveis por conferir sabor e cor a milhares de receitas, os molhos são complementos introduzidos na rotina dos brasileiros. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um molho agridoce de abacaxi com pimenta elaborado com diferentes espessantes e avaliar a intenção de compra dos consumidores. Elaboraram-se três formulações de molho, a saber: F1 – goma xantana; F2 – goma carragena; F3 – carboximetilcelulose. O teste de intenção de compra foi aplicado à 80 consumidores que fizeram uso de uma escala de atitude de 5 pontos para indicar se comprariam ou não os molhos. Ocorreu pouca variação na caracterização dos escores hedônicos entre as formulações, sendo que a frequência de notas acima do ponto de indiferença da escala foi superior a 50% para todas (F1 – 57,4%; F2 – 54,9%; F3 – 51,2%). A maior indiferença foi percebida para o molho elaborado com carboximetilcelulose (36,6%). Apesar das amostras apresentarem valores médios próximos, observou-se uma segmentação dos consumidores, com perfis distintos de intenção de compra.