Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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INTENÇÃO DE COMPRA DE MOLHO AGRIDOCE DE ABACAXI COM PIMENTA ELABORADO COM DIFERENTES ESPESSANTES
Luíz Guilherme Malaquias da Silva, Henrique Costa Silva Zandomenegui, Brenda Regina Aires Vieira, Aline Manke Nachtigall, Marcela Costa Rocha

Última alteração: 2020-10-05

Resumo


Responsáveis por conferir sabor e cor a milhares de receitas, os molhos são complementos introduzidos na rotina dos brasileiros. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um molho agridoce de abacaxi com pimenta elaborado com diferentes espessantes e avaliar a intenção de compra dos consumidores. Elaboraram-se três formulações de molho, a saber: F1 – goma xantana; F2 – goma carragena; F3 – carboximetilcelulose. O teste de intenção de compra foi aplicado à 80 consumidores que fizeram uso de uma escala de atitude de 5 pontos para indicar se comprariam ou não os molhos. Ocorreu pouca variação na caracterização dos escores hedônicos entre as formulações, sendo que a frequência de  notas acima do ponto de indiferença da escala foi superior a 50% para todas (F1 – 57,4%; F2 – 54,9%; F3 – 51,2%). A maior indiferença foi percebida para o molho elaborado com carboximetilcelulose (36,6%). Apesar das amostras apresentarem valores médios próximos, observou-se uma segmentação dos consumidores, com perfis distintos de intenção de compra.


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