Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Desafios do século XXI: metodologias alternativas para o ensino de evolução
Mariéle Horácio, Ana Cristina Chaves Silveira, Eliege Martins Mizael, Silvana Moreira Carvalho, Tatiana de Oliveira Ramos

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


O estudo e ensino de evolução, mostra-se como um leque muito completo em conteúdo e abordagens, sendo um tema base necessário para o entendimento da ciência e biodiversidade.  E mesmo com a riqueza do tema, muitos professores encontram dificuldade em abordá-lo e fazer com que os alunos absorvam sua complexidade. É nesse contexto que entram o diferencial metodológico para tratar do tema. A proposta desse projeto, foi abordar a biologia evolutiva com um viés mais lúdico e criativo. Para isso, o assunto foi apresentado através de aula expositiva, para abordar os conceitos base, seguido de histórias em quadrinho que retratassem o processo evolutivo, e abrissem espaço para discussão; e para finalizar o “Jogo do cladograma” onde os alunos puderam entender na prática as ramificações de um clado. Observou-se bons resultados em relação a participação e interesse por parte dos alunos, bem como protagonismo bem acentuado, o que com uma aula habitual, dificilmente poderia ser alcançado. Assim, ressaltou-se ainda mais a importância e necessidade de abordagens alternativas no ensino.

Palavras-chave: Ciência; Aprendizagem; Biologia evolutiva; Jogos; Cladrograma.


Texto completo: PDF