Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESPAÇO MAKER E O NOVO MODELO DE APRENDIZAGEM
Albert Medeiros de Paula, João Paulo de Toledo Gomes

Última alteração: 2020-10-15

Resumo


Com a constante evolução tecnológica, as escolas necessitam capacitar os alunos para um mercado cada vez mais rigoroso. Porém há um déficit nessa preparação dos alunos, pois, as metodologias usadas nas escolas tiram a autonomia do aluno, então, novos métodos surgem para solucionar esta lacuna. O movimento maker tem como principal conceito a criação, invenção e produção de peças por pessoas comuns através da metodologia “faça você mesmo”. Atualmente, este movimento é difundido em três locais, os Espaços Maker, Fab Labs e Hackerspaces. Ocasionalmente tais espaços são confundidos como um só local, porém, cada um tem o seu próprio foco e propósito. Os Hackerspaces tem o foco em computadores, enquanto os Fab Labs tem o foco em fabricação digital e, por fim os Espaços Makers em assuntos envolvendo tecnologia, podendo abordar os mesmos assuntos que os outros que outros ambientes proporcionam. Este artigo visa explorar as experiências vividas pelo aluno bolsista do Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Passos.

Texto completo: PDF