Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DA ADMINISTRAÇÃO DE DEXMEDETOMIDINA INTRAMUSCULAR E NO PONTO DE ACUPUNTURA VASO GOVERNADOR 20 (VG20) EM COELHOS (Oryctolagus cuniculus)
Nathávya Maria Melo Alves, André Luis Corrêa, Rodrigo César Felício, Ayne Murata Hayashi

Última alteração: 2020-11-10

Resumo


Visto que coelhos apresentam alta morbimortalidade em procedimentos anestésicos, o uso de técnicas como a farmacopuntura, que busca reduzir a dose de sedativos através de sua aplicação em pontos de acupuntura, pode ser uma alternativa interessante para reduzir os efeitos adversos. Buscando verificar se a administração de dexmedetomidina (DEX) em um ponto de acupuntura (VG20) apresentaria efeitos diferenciados em comparação à administração intramuscular, foram utilizados seis coelhos, fêmeas, Nova Zelândia branco, os quais foram aleatoriamente alocados em dois grupos, sendo que todos os animais foram submetidos aos dois tratamentos. No grupo denominado IM, os animais receberam DEX (100 mcg/kg, IM), enquanto no grupo VG20, os animais receberam a mesma dose desse fármaco, porém administrado no ponto de acupuntura Vaso Governador 20 (VG20). Avaliaram-se as frequências cardíaca (FC) e respiratória (FR), a dose de propofol necessária para intubação, parâmetros de sedação e o tempo para recuperação. Dentre os parâmetros avaliados nenhuma diferença foi observada nos animais que receberam o tratamento no acuponto VG20.


Texto completo: PDF