Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A INCLUSÃO
Ieda Mayumi Sabino Kawashita, Grasiane Cristina da Silva

Última alteração: 2020-11-23

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar as ações que o Núcleo de Apoio às pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE do Câmpus Muzambinho vem realizando no momento de ensino remoto presencial. Artigos publicados enfatizam as dificuldades encontradas para que todos tenham acesso a este modelo de educação, verificamos que estas dificuldades também são nossas, mas compreendemos que é nossa função garantir a acessibilidade ao ensino remoto, trabalhando para que as barreiras existentes possam ser transpostas. A identificação destas barreiras são o primeiro passo para a inclusão,dentre elas, podemos citar o acesso a equipamentos e internet, dificuldade pedagógicas e  metodologias adotadas, a incompreensão do universo digital (programas, tipo de linguagem), organização de uma agenda para direcionar os estudos, etc. Concluímos que ações são possíveis, mas que uma escola que tem uma concepção inclusiva, com uma equipe engajada, garante que os alunos público alvo da educação especial possam “frequentar” o ensino remoto emergencial de forma igualitária aos outros alunos .


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