Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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Educação militar brasileira: a Escola de Estado-Maior do Exército e seus regulamentos de ensino (1935 - 1955)
Samuel de Gois Vida, Amanda Maria Maestrélo

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


O presente artigo analisa os regulamentos de ensino da Escola de Estado-Maior (EEM), entre 1935 e 1955, que determinavam as diretrizes de ensino, a estrutura administrativa e o perfil do oficial. O estudo das principais instituições militares de ensino é fundamental para conhecer mais a sociedade brasileira do século XX. Pretende-se, assim, compreender o funcionamento interno de uma das mais importantes instituições militares de ensino da primeira metade do século XX. O estudo da Escola de Estado-Maior do Exército se baseia em uma grande variedade de fontes, especialmente a documentação primária, principalmente os três regulamentos de ensino da EEM, publicados entre 1935 e 1955. Outra fonte importante são as memórias e relatos memorialísticos de ex-alunos e ex-professores da EEM. Por fim, temos os relatórios do Ministério da Guerra, apresentados anualmente ao Presidente da República continha informações sobre todas as instituições de ensino do Exército, inclusive a EEM. O estudo e a análise comparativa dos regulamentos da EEM lançará luzes sobre a relação desta com a crescente participação dos militares na política do Brasil após 1930.

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