Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
DIFICULDADES DO ENSINO DE CITOLOGIA E PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZADO
Luiz Felipe Bento de Sousa

Última alteração: 2020-10-07

Resumo


A citologia é o ramo da biologia que estuda a célula, unidade básica e funcional dos organismos vivos. Compreendendo a importância deste conteúdo microscópico e as dificuldades encontradas durante sua compreensão, o objetivo do presente estudo foi acrescentar informações dos desafios para o ensino-aprendizado de citologia, e propor metodologia que possa ser adotada. A realização do estudo se deu através da aplicação de questionário por meio do “Google Formulários”, elaborado com questões discursivas, com finalidade de observar quais as metodologias adotadas e as experiências adquirida durante o ensino do conteúdo de citologia e questões objetivas, com o intuito de compreender as dificuldades enfrentadas durante o processo de ensino-aprendizado desta temática. Os resultados apontaram que os professores têm dificuldades em lecionar esse conteúdo, mas buscam alternativas para sanar estas dificuldades. Diante dos resultados obtidos, sugere-se que a adoção de imagens e vídeo 3D, possam amenizar a falta de microscópios nas escolas e auxiliar na compreensão do conteúdo pelos alunos, possibilitando a visualização de estruturas microscópicas.


Texto completo: PDF