Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Uma proposta do ensino de lógica matemática no ensino médio por meio de um jogo educativo
Amália Spineli Oliveira, Renato Machado Pereira

Última alteração: 2020-10-15

Resumo


A tecnologia pode ser usada na educação como uma ferramenta para facilitar e apoiar a educação. E segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a educação vai passar por transformações por causa da incorporação de novas tecnologias. Mas a dificuldade e fracasso escolar que os alunos apresentam na disciplina de matemática é histórica e explícita. Além disso, essa dificuldade é apontada como um dos fatores da descontinuidade da escolarização. Assim, o objetivo é investigar e avaliar o ensino de lógica matemática no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e propor uma nova estratégia de ensino que contribuirá no ensino-aprendizagem na disciplina de matemática. O jogo digital educativo que será desenvolvido terá desafios que abordarão a lógica matemática de modo que o jogador analisará as informações recebidas no decorrer do jogo e aplicará o que aprendeu para solucioná-los. Assim, o aluno será motivado a desenvolver o raciocínio lógico pela lógica matemática, o que contribuirá com o desenvolvimento do ensino aprendizagem nessa disciplina.

Texto completo: PDF