Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: Antes e Durante a Pandemia de COVID-19
Aline Marques Del Valle, André Luigi Amaral Di Salvo

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


A pandemia de COVID-19 alterou a rotina mundial e fez com que as instituições de ensino passassem a adotar o ensino remoto emergencial. Para tanto, muitas mudanças aconteceram no contexto educacional. Este trabalho tem por objetivo comparar a metodologia das aulas e o desempenho dos alunos em uma disciplina relacionada à programação de computadores, tendo como base anos anteriores à pandemia e o ano de 2020. Para a comparação foi feito um estudo sobre a condução da disciplina entre os anos de 2017 e 2020 e analisado o desempenho acadêmico dos alunos neste período. O ensino remoto emergencial intensificou o uso de tecnologias. Houve um aumento geral na media de notas dos alunos, mas isso não significou melhor aprendizado.


Texto completo: PDF