Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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EQUOTERAPIA COMO ESTRATÉGIA PARA PESSOAS COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
Érika Rizzo Silva

Última alteração: 2020-10-26

Resumo


A equoterapia baseia-se em um método terapêutico no qual o cavalo é utilizado como principal terapeuta na reabilitação de pessoas com deficiência física, cognitiva ou psicológica. Objetiva-se com o presente trabalho a avaliação dos benefícios da equoterapia no auxílio a crianças diagnosticadas com alguma deficiência ligada ao processo de aprendizagem. Para tal foram selecionadas oito crianças, entre 08 a 16 anos, diagnosticadas com alguma deficiência e indicação médica para a prática de equoterapia. Foi utilizado o método de pesquisa descritiva exploratório. Aplicaram-se 10 sessões de equoterapia a cada praticante, com duração de 30 minutos, semanalmente. Para avaliação da evolução dos praticantes no processo de aprendizagem três questionários foram aplicados (um a família, um a escola e um a equipe equoterápica) antes e após as sessões de equoterapia. De acordo com os resultados obtidos através dos questionários houve aumento da interação do praticante com o cavalo, com a equipe e com membros da família, além do aumento da autoestima. Logo, a equoterapia auxiliou no processo de aprendizagem de crianças com deficiência.


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