Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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INTERPRETAÇÃO AUDITIVA: uma experiência com o conto Pedro e o Lobo
Carlos Daniel Carvalho, Nicolle Mesquita Silva Oliveira, Emanuela Francisca Ferreira Silva

Última alteração: 2020-10-26

Resumo


 

RESUMO

Tem-se como objetivo proporcionar uma interpretação textual pelo audiovisual. Para tanto, se fará uma análise de uma aula  em que se usou como texto o conto Pedro e o Lobo, musicalizado e orquestrado por Prokofiev (1936). Nesta aula, se apresentou o conto somente pelo viés auditivo e visual. Os discentes foram levados a conhecer o conto e identificar personagens e enredo pelo som característico de instrumentos musicais. Essa perspectiva multimodal de se interpretar um texto não- verbal, parte-se do pressuposto que categorizar e discretizar é uma característica da aprendizagem e, que pode auxiliar no ensino do dia a dia escolar. Tem-se como aporte teórico Mari (2017) e Silva (2016) e suas reflexões sobre música, aprendizagem e experenciação, e Górgias (2005) sobre a teoria do Ethos.  Este trabalho faz parte do projeto “CATEGORIZAÇÕES AUDITIVAS E A EXPERENCIAÇÃO: A diversificação sonora e o trabalho com textos orais em sala de aula”, financiado pelo IFSULDEMINAS.

Palavras-chave:

Categorização; Discretização; Áudiovisual, Linguagem; Ensino.


[1]Bolsista PIBIC/CNPq, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico@gmail.com.

[2]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.

[3]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.


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