Última alteração: 2020-10-26
Resumo
RESUMO
Tem-se como objetivo proporcionar uma interpretação textual pelo audiovisual. Para tanto, se fará uma análise de uma aula em que se usou como texto o conto Pedro e o Lobo, musicalizado e orquestrado por Prokofiev (1936). Nesta aula, se apresentou o conto somente pelo viés auditivo e visual. Os discentes foram levados a conhecer o conto e identificar personagens e enredo pelo som característico de instrumentos musicais. Essa perspectiva multimodal de se interpretar um texto não- verbal, parte-se do pressuposto que categorizar e discretizar é uma característica da aprendizagem e, que pode auxiliar no ensino do dia a dia escolar. Tem-se como aporte teórico Mari (2017) e Silva (2016) e suas reflexões sobre música, aprendizagem e experenciação, e Górgias (2005) sobre a teoria do Ethos. Este trabalho faz parte do projeto “CATEGORIZAÇÕES AUDITIVAS E A EXPERENCIAÇÃO: A diversificação sonora e o trabalho com textos orais em sala de aula”, financiado pelo IFSULDEMINAS.
Palavras-chave:
Categorização; Discretização; Áudiovisual, Linguagem; Ensino.
[1]Bolsista PIBIC/CNPq, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico@gmail.com.
[2]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.
[3]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.