Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
III ENCANTUS NO CAMPUS: a faceta pesquisa
Helder Nascimento Oliveira, Aliciane Aparecida Rodrigues, Emanuela Francisca Ferreira Silva

Última alteração: 2020-10-26

Resumo


 

Este projeto de extensão tem uma faceta denominada pesquisa. Os bolsistas do projeto têm reunião semanais para pesquisarem sobre a influência da música no desenvolvimento cognitivo de quem está diretamente ligado à ela. Como o coral é misto – possui integrantes de duas instituições respectivamente: APAE Três Corações e IFSULDEMINAS – Campus Avançado Três Corações, além da comunidade externa ao Campus – pretende-se perceber como “cantar junto” influi no desenvolvimento cognitivo-sócio-emocional. Para tanto se realizou um questionário com participantes do coral, e a partir deste grupo focal pretende-se analisar se houve ou não uma melhora no desenvolvimento humano. Como referencial teórico tem-se Bastian (2009) e a interação pela música, Berkley (1984) e a aquisição do conhecimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem Musical; Desenvolvimento cognitivo-sócio-emocional; Aquisição do Conhecimento.


[1]Bolsista PIBIC/CNPq, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico@gmail.com.

[2]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.

[3]Orientador, IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. E-mail: endereco.eletronico2@ifsuldeminas.edu.br.


Texto completo: PDF