Tamanho da fonte:
TEORIA E A PRÁTICA: AS POTENCIALIDADES DA MAQUETE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS
Última alteração: 2020-09-15
Resumo
Nesta pesquisa (relato de pesquisa) analisamos a percepção/conhecimento de uma comunidade escolar sobre ageoespacialização da bacia hidrográfica (BH) na qual a escola está inserida, para, posteriormente, medirmos a eficácia do uso da maquete da bacia hidrográfica como ferramenta facilitadora no processo de geopercepção desta comunidade.Para averiguação dos conhecimentos prévios acerca dos elementos da paisagem da BH foi utilizado um questionário semi-estruturado, com enfoque nas questões geográficas, biológicas e ambientais do entorno do IFSULDEMINAS -Poços de Caldas. Pensando na melhoria da percepção e educação ambiental crítica do ser humano, baseado no uso da tecnologia e de recursos didáticos, foi construído uma maquete, objeto com grande potencial educacional, transformador, conscientizador e sensibilizador acerca das questões ambientais. Concluímos que a comunidade investigada apresentou certas inconsistências entre o conhecimento dos elementos teóricos e práticos sobre os assuntos investigados.
Texto completo:
PDF