Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: um estudo a partir das vivências de pais/parentes de alunos do primeiro ano do ensino técnico integrado
Renata Beatriz Klehm

Última alteração: 2020-09-23

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo baseado nas vivências de pais ou parentes de alunos em relação a jogos e brincadeiras tradicionais que fizeram parte de sua infância. Para isso, 82 alunos de primeiros anos de cursos técnicos integrados de uma escola pública do sul de Minas Gerais realizaram uma entrevista semiestruturada com algum parente próximo escolhido. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior realizado na disciplina de Educação Física e que busca resgatar entre os estudantes, práticas e conceitos históricos desses jogos e brincadeiras que compõem o repertório regional e brasileiro a tantas gerações. Assim, pode-se concluir com essa pesquisa, entre outras coisas que, o local, o momento histórico e as condições socioeconômicas interferem no modo como os jogos tradicionais infantis são vivenciados e apreciados pelas crianças e jovens. E mais, que estes estão perdendo espaço devido a diversos fatores como falta de espaço adequado, violência, uso da tecnologia como meio de diversão, entre outros.

Texto completo: PDF