Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: entre a Inconfidência e o vácuo dos livros didáticos.
Samuel de Gois Vida

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


Este artigo retratará o desenvolvimento de um projeto pedagógico aplicado nos 8º anos da Escola Estadual Felipe dos Santos situada no pacato e pequeno município de Inconfidentes, Sul de Minas Gerais. A escola é a única da cidade com nível fundamental II e, por isso, recebe alunos de sua área urbana e rural. Tal projeto foi fruto de uma extensão da ideia básica do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência [Pro-BID] do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, no qual a ideia de aplicação da bolsa não se resumiu apenas à atividades dentro de sala e em aulas expositivas, com caráter sisudo e tendo foco central no livro didático. Essa extensão diz respeito à possibilidade de uma simples visita pelas ruas da cidade, já conhecidas por alguns dos alunos, até a criação de um mapa mental pelos próprios estudantes, transformando-se em uma oficina durante a aplicação.



Texto completo: PDF