Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

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BOTÂNICA NA GRADUAÇÃO: uma comparação dos métodos de ensino no Brasil e Uruguai
Luís Henrique Bueno, Paulo Oswaldo Garcia

Última alteração: 2020-09-23

Resumo


Os conhecimentos botânicos são muito importantes para a formação dos estudantes, já que estão presentes em diversas situações cotidianas. Ainda são escassas as pesquisas sobre o ensino de botânica no ensino superior, portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise comparativa entre as metodologias de ensino das disciplinas de Botânica do Curso de Ciências Biológicas de duas instituições. As analises foram realizadas entre agosto e dezembro de 2019, pelo primeiro autor, que é discente do IFSULDEMINAS, após seu retorno do intercâmbio na Universidad de la República (UdelaR), no Uruguai. A oferta de disciplinas de botânica no IFSULDEMINAS é maior com e uma carga horaria superior, com isto, o conteúdo é mais aprofundado e melhor trabalhado, ao contrário da UdelaR que por sua vez trabalha com os conteúdos principais e básicos. O IFSULDEMINAS também apresenta uma estrutura física eminente em relação a UdelaR. Portanto para o ensino de botânica o IFSULDEMINAS está melhor preparado. É importante ressaltar que, através da mobilidade acadêmica, foi possível também conhecer uma nova metodologia utilizando exemplos didáticos da flora uruguaia.


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