Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE COMPARATIVA DOS CONTEÚDOS DE HISTOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO.
Luana Cristina Barbieri Silva, Fábio Moda Magnoni, Ingridy Simone Ribeiro

Última alteração: 2020-09-16

Resumo


Embora as tecnologias digitais tenham ganhado espaçono ambiente escolar nos últimos anos, o livro didático ainda é protagonista no transcurso educacional, sendo um material de apoio para professores e alunos, uma vez que a obra aborda conteúdos, exercícios, imagens e outros itens que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os livros didáticos utilizados no ensino médio, estão presentes os livros de Biologia, que abordam, entre diversos conteúdos, o assunto de histologia, ciência que estuda células e tecidos.  Baseado na importância desse material em sala de aula, o objetivo deste trabalho foi analisar comparativamente conteúdo, linguagem e ilustrações dos conteúdos de histologia em livros didáticos ofertados para o ensino médio no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. As obras, aqui tratadas como obras A, B e C, foram submetidas à analise documental, sendo a obra 2 a mais completa e indicada para uso.


Texto completo: PDF