Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 12ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Análise dos conteúdos sobre virologia em livros didáticos adotados no ensino médio.
FABIO MODA MAGNONI, LUANA CRISTINA BARBIERI DA SILVA, INGRIDY SIMONE RIBEIRO

Última alteração: 2020-09-07

Resumo


Relato de pesquisa. Os livros didáticos são importantes ferramentas auxiliadoras no processo de aprendizagem. Diante disso, a análise minuciosa de seus conteúdos fez-se necessária, haja vista que erros em sua elaboração podem corroborar na má construção do desenvolvimento de ensino. Com isso, o presente trabalho pautou-se em analisar três livros didáticos adotados no ensino médio, na área de microbiologia, especificamente nos capítulos que tratam sobre vírus, e, com isso, apontar se os mesmos eram eficazes. Para tanto, os seguintes critérios foram utilizados: disposição coesa e coerente das informações, uso de imagens e linguagem. Após análise, apresentou-se o livro A como recomendável para tratar do conteúdo virologia, pois traz uma abordagem técnica, linguística e de imagem pontual para seu público, diferentemente dos livros B e C, que não cumprem todos os requisitos elencados pelo presente trabalho.

Texto completo: PDF